U.R.Â.N.I.O. ECOADO

Hoje ouvi uma frase: - Tu é só figurativo porque tu têm a emoção a flor da pele. Frase proferida sem muita certeza. Já faziam 9 anos que ninguém falava isto pra mim. Em função desta verdade, tinha o apelido, em uma grande corporação que trabalhei, de “língua preta”. Li muitos livros que falavam da mesma coisa, grandes autores renomados ou não, ensinam até hoje que devemos falar dos pontos mais fortes de nossos colaboradores em voz alta. Impossível crer que qualquer indivíduo seja desprovido de emoção, área esta onde qualquer RH tenta desbravar em cada um, sendo sabedor disto pratiquei o elogio, como ferramenta, quase sem restrições por muito tempo. Saber onde esta o epicentro das emoções do colaborador requer tato, tempo certo, uma oração clara, muita observação, requer abrir o escopo e muita sorte para se obter retorno desejado. Falar dos pontos fortes do colaborador na frente de toda uma equipe, hoje sei, aprendi, é assinar um cheque em branco. Quando se da um elogio em alto e bom som fazendo com que este tenha resonância pelos corredores é esquecer que o bumerangue da voltas e poderá te ferir muito se tu não souber sempre os dois lados do indivíduo. A literatura ensina o que mais as pessoas gostam e sentem prazer dentro de uma corporação, entre elas esta o elogio ecoado, mas não ensinam o que elas podem fazer com ele quando o lado negro aflorar. Hoje conclui; um elogio ecoado é o maior erro proliferado, registrado, catalogado dentro dos RHs e obras literárias. Saibam todos aqueles que ainda não atentaram para a questão, que mesmo o fator positivo do cidadão exposto a toda equipe não implicará na mudança do caráter do colaborador, não dará constância, não dará garantia alguma que poderemos dar novos elogios e o pior, quem pratica tais atos ao passo que agrada a maioria, perde-se todo o poder de crítica sobre aquela figura. Um elogio acalma, é bom ouvir, da segurança, mas ele não te dará visão noturna para te orientar no momento da cegueira ou se fará seu escudo no conflito. O elogiado, nem a situação podem te causar amnésia, na realidade te aconselho a duas coisas:
1)Nunca dê um elogio na frente de todos, elogie sim privadamente, em secreto, mas seja breve, e continue a participar e observar;
2)Jamais esqueça que o elogiado ainda tem o poder de te cravar uma agulha enferrujada na jugular no momento de íra. Nesta segunda, tu lembrará destas linhas, um grande susto você tomará, um som muito feio você escutará, a surpresa te cobrirá, a raiva acompanha o momento, tudo fica cinza e, é isso que poderá restar.

Diretores, acreditem, um elogio ecoado pode te engolir e se a presidência for miupe e sem memória..... a coisa piora é claro!!!

Elogiar em voz alta, é dar chance para o mal desconhecido e encubado. Proteja sua equipe dela própria e das traições.

Incrível, um elogio, as vezes, pode trincar uma história ou tornar alguém de boa fé refen dele!!!
Lembrem, somos julgados por tudo aquilo que falamos e fizemos.

É o meu recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário